Tenho usado o Kodak Ultramax 400 como o principal rolo a cores. Facilmente o consigo comprar e normalmente é vendido em pack’s e com promoções. Fica confortavelmente a bom preço.
Desta vez, o Ultramax ficou mais tempo dentro da maquina e acabei por usar em diversos ambientes diferentes com temperaturas de cor diferentes.
Tipos de iluminação diferentes geram cores diferentes. A isso damos o nome de temperatura de cor, usada como medida na escala Kelvin. Enquanto que o nosso cérebro faz o ajuste das cores para os diferentes ambientes, o filme não. As marcas tem disponíveis no mercado diferentes rolos que se adaptam as estes diferentes ambiente. É só comprar o adequado ao ambiente que vamos fotografar.
A unidade considerada padrão são os 5500k (medida padrão para filme fotográfico). Luz dayligh. Luz branca/natural/Sol. Por exemplo a luz do meio dia não tem cor.
Usando um rolo fabricado para ser usado na temperatura de cor padrão, e fotografar num ambiente
Para temperaturas de cor mais baixas, temos os tons considerados quentes. Laranjas/vermelhos/amarelos. 3200k equivalem a uma luz de tungsténio. 1500k equivalem a uma vela acesa.
Para temperaturas de cor mais altas, temos os tons mais frios. Os azuis. 8000k equivalem a um dia nublado.
Como referido anteriormente, o filme fotográfico é feito para fontes de luz especificas e quando usado correctamente o resultado será uma impressão de cores neutras.
Corresponder a sensibilidade do filme à temperatura de cor da fonte de luz é uma maneira de equilibrar a cor.
- ex: Filme tungsténio + ambiente fechado + lâmpada incandescente =
As luzes alaranjadas/amareladas das lâmpadas incandescentes aparecerão brancas/neuras na fotografia.
O negativo cor que conhecemos é quase sempre equilibrado para a luz Dayligh, pois supõe-se que a cor poderá ser ajustada na impressão. O mesmo não deverá acontecer com a versão slide. O slide/transparência quando revelada dá de imediato o resultado final. A sua correcção deverá ser feita durante o trabalho fotográfico usando por exemplos filtros de cor.
Deixo um conjunto de imagens do filme Kodak ultramax 400, usado nos diferentes ambientes de luz e sem correcções.
GEAR: Nikon FM2 + 50mm 1.8
Ambiente fechado + luz incandescente + filme dayligh sem correcção
Ambiente fechado + luz incandescente + filme dayligh sem correcção
Ambiente fechado + luz incandescente + Filme Dayligh sem correcção
Ambiente exterior + sombra + Filme Dayligh sem correcção
Ambiente exterior + Filme Dayligh sem correcção
Ambiente exterior + sombra + Filme Dayligh sem correcção
Ambiente exterior + luz baixa/quase fim do dia + Filme Dayligh sem correcção
Ambiente exterior + sombra + Filme Dayligh sem correcção
Twin Brothers . Sara Martins