Black and White Cine Film – ORWO N75 e ORWO UN54

A sua história

ORWO significa Original Wolfen, mas não foi sempre conhecido por este nome.

A ORWO existe à mais de 100 anos. Inicialmente conhecido como VEB Filmfabrik AFGA foi fundada em Wolfen no ano de 1909. ORWO era uma ramificação da AFGA sediada numa antiga fabrica da mesma, em Wolfen.
Durante a guerra fria a AFGA tinha duas empresas. Uma delas sediada da Alemanha oriental (Wolfen) e outra na Alemanha ocidental.
E assim se separaram as duas marcas, tendo a AFGA ocidental mantido o mesmo nome, sendo a AFGA que conhecemos até hoje e a fabrica oriental ter passado de AFGA WOLFEN para a ORWO.

Enquanto a AFGA fazia história na fotografia a cores com a sua tecnologia de acopladores de cor incorporados na pelicula (Afgacolor) a ORWO (na altura, Filmfabrik Wolfen) tornava-se conhecida pela sua linha de ponta de produtos de filme em preto e branco que incorporava o filme para cinema.

Entre 1936 – 1945, a produção da fabrica foi usada pelos nazis para promover a máquina de propaganda do regime. O local foi poupado a bombardeamentos até Abril de 1945, tornando-se depois o palco de combates violentos entre as forças aliadas e os nazis, levando a uma grande destruição.
A fabrica foi tomada pelos americanos que levaram para o ocidente algumas patentes e segredos sobre o processo Afgacolor. Como a fábrica estava localizada numa zona que viria a ser da união soviética, os americanos entregaram-na à administração militar soviética e foram os funcionários alemães que impulsionaram o desenvolvimento e industria cinematográfica soviética.
Devido à natureza politica na altura, a Alemanha oriental não tinha nenhuma produtora de filmes de cinema. Era através da DEFA (Deutsche Film-Aktiengesellschaft – produtora/ estúdio de cinema do estado) que a ORWO se tornou o único fabricante de pelicula de cinema presente a Alemanha oriental.
Os filmes DEFA e ORWO eram limitados na sua distribuição e a sua produção manteve-se desconhecida na parte ocidental e resto do mundo até a unificação da Alemanha. Muitos filmes DEFA foram feitos com stock de pelicula a cores ORWO e estes tornaram-se os mais vendidos da Europa leste, tornando-se o principal fornecedor da união soviética. A importância da ORWO elevou a reputação da Alemanha oriental na cultura do filme cinematográfico.

Depois da queda da união soviética e unificação da Alemanha a empresa foi privatizada em 1990. Apesar da continuidade da tradição de produção de pelicula ORWO mesmo após a privatização, foi em 1998 que a Filmotec GmbH foi formada e que até hoje continua a fabricar uma gama de produtos a preto e branco de filme ORWO, desde pelicula 16mm, 35mm, internegativos e pelicula de som.

E este é um pequeno resumo de tudo aquilo que significa ORWO.
A ORWO é resistência. Duas guerras mundiais, 40 anos de comunismo e a unificação da Alemanha não impediram a continuação da fabricação desta pelicula cinematográfica.


Tive a oportunidade de me cruzar com duas peliculas ORWO. O Nuno (www.sagradapelicula.com) enviou-me ORWO UN54 e ORWO N75 e eu pude experimenta-los.

Aspetos técnicos
ORWO UN54 e ORWO N75

ORWO UN54 (universal negative 54) é um negativo preto e branco, pancromático, sensibilidade média (ISO 100) com versatilidade na sua utilização (indoor, outdoor). Pode ser revelado como slide e usado como positivo direto.

Na sua constituição encontramos 5 camadas diferentes. Camada protetora de gelatina, emulsão, camada de preparação, camada suporte e camada anti estática.

Contraste acentuado, grão fino, incrível detalhe e nitidez (comparando com o Ferrania P30 por exemplo). Os tons de pele ficam um cinza cremoso e tem uma incrível nitidez (já falei disso não é?).
Mesmo contrastado, a latitude dos tons cinzentos é ampla e ainda há espaço para detalhes nas sombras e altas luzes. Mesmo naquelas imagens fotografadas com sol intenso e forte que nos faz duvidar se vai aparecer alguma informação nos extremos do histograma.

O ORWO N75 tem resultados ligeiramente diferentes, mas no detalhe e nitidez é igualmente incrível.
É um negativo preto e branco também pancromático e com uma sensibilidade mais alta (ISO 400). Tem uma ampla latitude de exposição e é mais adequado para situações de pouca luz ou luminosidade mais difícil.
Segundo a sua ficha técnica, é recomendado para documentários, cobertura de notícias, fotografia subaquática e industrial. Nas condições normais de luz favorece a profundidade de campo.

Na sua constituição encontramos uma camada protetora de gelatina, 2 camadas de emulsão, uma camada anti halo, camada de suporte da base, a base e por último a camada anti estática.

O ORWO N75 deu-me imagens de contraste mais suave. Imagens maioritariamente num tom cinzento cremoso, iguais aos tons de pele do ORWO UN54.
Se não tivesse a certeza que algumas da imagens foram tiradas em plena luz de meio dia, diria que o ORWO N75 me iria enganar e iria achar que nesse dia estava nublado. Apesar disso os detalhes nas sombras e altas luzes são visíveis.

O grão é mais evidente, comparando com o ORWO UN54.

E agora a derradeira questão. Qual dos filme de cinema a preto e branco que já experimentei gostei mais? (suspiro) Vamos dizer apenas que coloco o DoubleX e o ORWO UN54 na mesma prateleira.

A pelicula ORWO é vendida em bobines pela FilmoTec GmbH, mas como temos uma comunidade espetacular de fotografia analógica podemos encontrar este filme de cinema em rolos de 35mm prontos a usar.

Aqui.
www.sagradapelicula.com

ORWO UN54

ORWO N75


English Version

Their Story

ORWO stands for Original Wolfen, but it wasn’t always known by that name.
ORWO has been around for over 100 years. Initially known as VEB Filmfabrik AFGA was founded in Wolfen in the year 1909. ORWO was a branch of AFGA based in an old factory of the same, in Wolfen.
During the Cold War AFGA had two companies. One of them based in East Germany (Wolfen) and another in West Germany.
And so the two brands were separated, with the western AFGA keeping the same name, being the AFGA that we know until today and the oriental factory having passed from AFGA WOLFEN to ORWO.
While AFGA was making history in color photography with its on-film color coupler technology (Afgacolor), ORWO (then Filmfabrik Wolfen) was becoming known for its cutting-edge line of black and white film products that incorporated the film for cinema.
Between 1936 – 1945, the factory’s output was used by the Nazis to promote the regime’s propaganda machine. The site was spared from bombing until April 1945, after which it became the scene of violent fighting between the Allied forces and the Nazis, leading to great destruction.
The factory was taken over by the Americans who took some patents and secrets about the Afgacolor process to the West. As the factory was located in an area that would become part of the Soviet Union, the Americans turned it over to the Soviet military administration and it was German officials who boosted the development and Soviet film industry.
Due to the political nature at the time, East Germany did not have any film production companies. It was through DEFA (Deutsche Film-Aktiengesellschaft – state film production/studio) that ORWO became the only film manufacturer present in East Germany.
DEFA and ORWO films were limited in their distribution and their production remained unknown in the West and the rest of the world until the unification of Germany. Many DEFA films were made with ORWO color film stock and these became the best sellers in Eastern Europe, becoming the main supplier to the Soviet Union. The importance of ORWO has elevated East Germany’s reputation in motion picture culture.
After the collapse of the Soviet Union and the unification of Germany, the company was privatized in 1990. Despite the continuity of the ORWO film production tradition even after the privatization, it was in 1998 that Filmotec GmbH was formed and which to this day continues to manufacture a range of black and white ORWO film products, from 16mm, 35mm, internegative and sound film.

And this is a short summary of what ORWO stands for.
ORWO is resistance. Two world wars, 40 years of communism and the unification of Germany did not prevent the continuation of the production of this cinematographic film.
I had the opportunity to come across two ORWO films. Nuno (www.sagradapelicula.com) sent me ORWO UN54 and ORWO N75 and I was able to try them.

Technical aspects
ORWO UN54 and ORWO N75

ORWO UN54 (universal negative 54) is a black and white, panchromatic, medium sensitivity negative (ISO 100) with versatility in its use (indoor, outdoor). Can be developed as a slide and used as a direct positive.
In its constitution we find 5 different layers. Protective layer of gelatin, emulsion, preparation layer, support layer and anti-static layer.
Sharp contrast, fine grain, incredible detail and sharpness (comparing to the Ferrania P30 for example). The skin tones turn a creamy gray and it has an incredible sharpness (I already mentioned that, didn’t I?).
Even contrasted, the latitude of gray tones is wide and there is still room for detail in shadows and highlights. Even in those images photographed with intense and strong sun that makes us doubt whether any information will appear at the ends of the histogram.

The ORWO N75 has slightly different results, but the detail and sharpness is equally amazing.
It is a black and white negative that is also panchromatic and has a higher sensitivity (ISO 400). It has a wide exposure latitude and is best suited for low-light or difficult lighting situations.
According to its datasheet, it is recommended for documentaries, news coverage, underwater and industrial photography. In normal light conditions, it favors depth of field. In its constitution we find a protective layer of gelatin, 2 layers of emulsion, an anti halo layer, base support layer, the base and finally the anti static layer. The ORWO N75 gave me softer contrast images. Images mostly in a creamy gray tone, similar to the skin tones of the ORWO UN54.
If I wasn’t sure that some of the images were taken in broad daylight, I would say that the ORWO N75 would trick me into thinking that it was cloudy that day. Despite this the details in the shadows and highlights are visible.
The grain is more evident, comparing with ORWO UN54.
And now the last question. Which of the black and white cinema movies I’ve tried I like the most? (sigh) Let’s just say I put the DoubleX and the ORWO UN54 on the same shelf. ORWO film is sold in reels by FilmoTec GmbH, but as we have a spectacular analogue photography community we can find this cinema film in 35mm rolls ready to use.


Sara Martins

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