Do you Know? Introducing Adox cms 20 ii pro + Adotech IV

Foi um vídeo do youtube que me levou a experimentar estes dois produtos. É um vídeo onde este rolo é testado e depois mais tarde processado com este revelador.

Revi-me no caso do Bergger.(https://brothersonfilmcom.wordpress.com/2021/02/09/bergger-pancro-400-with-the-right-developer-begger-pmk/

Existem rolos que tem um revelador preferido. Um revelador que consiga tirar o melhor partido desse mesmo filme. Tal como o PMK está para o BERGGER o Adotech IV está para o Adox cms 20 ii pro.

ENG
It was a youtube video that made me have some interest in trying these two products. It’s a video where this film was tested and then later processed with this developer.
I reviewed myself in the case of Begger. (https://brothersonfilmcom.wordpress.com/2021/02/09/bergger-pancro-400-with-the-right-developer-begger-pmk/
There are films that have a matching developer. A developer that manages to make the best use of that same film . As PMK is to BERGGER, Adotech is to Adox cms 20 ii pro.

Tenho que vos dizer que os resultados são incríveis.
Penso que nunca fotografei um rolo que me desse resultados tão nítidos, detalhes espetaculares e grão zero. O cms 20 ii pro dá imagens essencialmente contrastadas, mas esse contraste pode ser atenuado consoante a condição meteorológica. Em algumas imagens que foram fotografadas em dias mais nublados, noto que o contraste é mais suave. O cms 20 ii pro também perdoa mais ou menos 1 a 2 stops de exposição.
Outra situação onde podemos notar diferenças no contraste é na utilização do ISO.
Este filme pode ser fotografado com ISO 12 é isso dá um contraste mais leve, ou então ISO 80 para alto contraste ( literalmente preto e branco).

Li várias reviews depois de ter fotografado este rolo. Usar tripé para usar velocidades mais baixas e depois usar este revelador, parece ser a formula perfeita para tirar os melhores resultados.
Não usei tripé. Apenas coloquei o rolo na camara e saí para fotografar.

ISO 20 pode assustar. Como se nunca tivéssemos condições meteorológicas para o usar. Mas temos. Uma lente luminosa também pode ajudar.

O cms 20 ii pro tem uma emulsão com uma camada monodispersa exclusiva que fornece a alta nitidez e resolução com praticamente nenhum grão. É aqui quem entra o revelador Adotech IV. Ele foi desenhado para atuar nesta camada e assim dar-nos consistência nesta mesma nitidez e resolução tão característico deste filme.
Mas podemos usar outro reveladores? Sim.
No entanto, segundo alguns artigos que li sobre a revelação deste filme com outros reveladores que já conhecemos como Rodinal, parecem dar resultados mais inconstantes e imprevisíveis, com alto contraste e pobres.

A base do filme é completamente transparente, tornando-a adequada para trabalhos de digitalização sendo possível converter em slide de alta resolução.
Tem sensibilidade ortopancromática (responde a toda a luz) e não requer filtros para efeitos pictóricos. O cms 20 ii pro vê tudo.
Alcança ampliações sem grão até 2,5 metros na diagonal o que equivale a 500 megapixéis. matemáticos. Sim, mais resolução que uma maquina digital de 35mm.

Finalizando – O filme não pode ser mais nítido que a lente, por isso é importante a utilização de uma boa lente para capturar melhor os detalhes. Usei uma nikkor 50mm f/1.4.

ENG
I have to tell you that the results are incredible.
I don’t think I’ve ever photographed a film that gave me such sharp results, spectacular detail and zero grain. The cms 20 ii pro gives essentially contrasted images, but this contrast can be attenuated depending on the weather condition. In some images that were shot on cloudy days, I notice that the contrast is softer. The cms 20 ii pro also forgives about 1 to 2 stops of exposure.
Another situation where we may have differences in contrast is when using the ISO.
This film can be shot at ISO 12 for lighter contrast, or ISO 80 for high contrast (black and white).
I read several reviews after photographing this roll. Using a tripod to use slower speeds and then developing with this developer seems to be the perfect formula for getting the best results.
I didn’t use a tripod. I just put the roll in the camera and went out to shoot.
ISO 20 can be scary. As if we never had the weather conditions to use it. But we have. A bright lens can also help
The cms 20 ii pro has an emulsion with a unique monodisperse layer that provides high sharpness and resolution with pratically no grain. This is where the Adotech developer comes in. It was designed to act on this layer and give us consistency in the sharpness and resolution so characteristic of this film.
But can we use other developer? Yes.
However, according to some articles I read about the development of this film with other developers that we already know as Rodinal, they seem to give more erratic and unpredictable results, with poor high contrasts.
The base of the film is completely transparent, making it suitable for scanning jobs and making it possible to turn it into a high resolution slide.
It has orthopanchromatic sensitivity (responds to all light) and does not require filters for pictorial effects. The cms 20 ii pro sees everything.
It achieves grain-free magnifications up to 2.5 meters diagonally which is equivalent to 500 megapixels. Yes, more resolution than a 35mm digital camera.

Finalizing – The film cannot be sharper than the lens, so it is important to use a good lens to better capture the details.

Um pouco de história

A Adox foi fundada como primeira fábrica fotoquímica do mundo em 1860. Adox Dr.C. Schleussner GmbH e logo se tornou um dos principais produtores na Europa.
Os primeiros filmes de camada mais fina do mundo como KB14 e KB17 tornaram a Adox famosa em todo o mundo.
Em 1956 a Adox trouxe o primeiro filme negativo cor para o mercado. 2 anos depois veio o slide C15 e C18 com 7 camadas 3 das quais sendo cor.
A Adox era dona de muitas patentes de tecnologia fotográfica a cores. O sistema de acoplamento de cores Adox foi baseado no desenvolvimento cromogéneo introduzido para primeira vez por R.Fisher em 1911. O principal problema era encontrar corantes que não se misturassem durante o processamento.

Dos anos 20 aos anos 60 a Adox também fabricou camaras fotográficas. Destaco a Adox Golf de médio formato e a POLO de 35mm. Ainda temos a Adox 300, primeira camara fotográfica de 35mm com carregadores de filme que podem ser trocados.

No final dos anos 60, as fábricas Adox originais foram vendidas. Os novos proprietários apenas tinham interesse na tecnologia de RX vendendo todas as outras maquinas e receitas de tecnologia fotográfica para a fotokemika na Jugoslávia.
A Fotoimpex que atualmente controla os produtos da Adox, importou-os de volta e reuniu -os com o seu antigo nome – Adox.

A Adox trouxe de volta com sucesso produtos como Agfa MCP, MCC, APX (silvermax) e toda a linha química de Agfa bw.
Hoje os rolos, papéis e químicos Adox são fabricados na Alemanha numa pequena fábrica em Berlim.

ENG
Adox was founded as the world’s first photochemical factory in 1860. Adox Dr.C. Schleussner GmbH and soon became one of the leading producers in Europe.
The world’s first thinner layer films like KB14 and KB17 made Adox famous all over the world.
In 1956 Adox brought the first color negative film to the market. 2 years later came the C15 and C18 slide with 7 layers 3 of which being colour layers.
Adox owned many color photographic technology patents. The Adox color coupling system was based on the chromogenic development first introduced by R. Fisher in 1911. The main problem was finding dyes that would not mix during processing.
From the 20’s to the 60’s Adox also manufactured photographic cameras. I highlight the medium format Adox Golf and the 35mm POLO. We still have the Adox 300, the first 35mm camera with interchangeable film loaders.
In the late 1960s, the original Adox factories were sold. The new owners were only interested in the RX technology by selling all the other cameras and photo technology recipes to fotokemika in Yugoslavia.
Fotoimpex, which currently controls Adox’s products, imported them back and merged them under their old name – Adox.
Adox has successfully brought back products such as Agfa MCP, MCC, APX (silvermax) and the entire Agfa bw chemical line.
Today Adox rolls, papers and chemicals are manufactured in Germany in a small factory in Berlin.


Sara Martins

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: